Twitter

+Todos

+pintura

Aurora Peres

artes visuais, pintura

e-mail: auroraperes@niteroiartes.com.br | telefone: 021 95216389

  • aurora_peres1.jpg
  • aurora_peres2.jpg
  • aurora_peres3.jpg
  • aurora_peres4.jpg
  • auroraperes5.jpg
  • auroraperes6.jpg
  • auroraperes7.jpg
  • auroraperes8.jpg
  • auroraperes9.jpg
  • auroraperes10.jpg

Pintora, nasceu em Niterói a 29 de outubro de 1940. Artista plástica autodidata, começou a pintar em 1989. Recebeu prêmios no Museu do Ingá – Niterói, 1990 e no Salão de Inverno de São Gonçalo, 1996. Sua obra é referida no livro “Aurora”, da poetisa Vera Valério, 1994.

Entre suas exposições individuais, destacam-se a realizada no SESC – Niterói, 1989; Sala José Cândido de Carvalho da Fundação de Artes de Niterói – FAN, 1991 e Secretaria de Educação de Niterói, 1996.

Participou de exposições coletivas no Museu do Ingá – Niterói, 1990; na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF – Niterói, 1994 e no Espaço Singular, 1995, entre outros. Possui obras no SESC – Niterói e na Faculdade de Educação da UFF.

[...] A obra de Aurora é uma corrente, sem vacilações, harmônica, desde o primeiro quadro ao último quadro. O seu desenho, a sua composição, aproxima-se bastante dos de Chico da Silva, que ela desconhece. [...] A obra não erudita de Aurora, de inspiração espontânea, é um jorrar de impressões do subconsciente, mostrando-nos figuras simples do dia a dia, emaranhadas num mosaico de cores vivas, formando um todo harmônico, expressivo, agradável de ser visto. A sua temática é popular, inclusive na inserção de figuras lendárias e na composição de ambientes mágicos, onde somos levados a percorrer os quadros num clima de sortilégio.
RENÉ VALERIANO – 1989

perfil

Pintora, nasceu em Niterói a 29 de outubro de 1940. Artista plástica autodidata, começou a pintar em 1989. Recebeu prêmios no Museu do Ingá – Niterói, 1990 e no Salão de Inverno de São Gonçalo, 1996. Sua obra é referida no livro "Aurora", da poetisa Vera Valério, 1994. Entre suas exposições individuais, destacam-se a realizada no SESC – Niterói, 1989; Sala José Cândido de Carvalho da Fundação de Artes de Niterói – FAN, 1991 e Secretaria de Educação de Niterói, 1996. Participou de exposições coletivas no Museu do Ingá – Niterói, 1990; na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF – Niterói, 1994 e no Espaço Singular, 1995, entre outros. Possui obras no SESC - Niterói e na Faculdade de Educação da UFF.

crítica

[...] A obra de Aurora é uma corrente, sem vacilações, harmônica, desde o primeiro quadro ao último quadro. O seu desenho, a sua composição, aproxima-se bastante dos de Chico da Silva, que ela desconhece. [...] A obra não erudita de Aurora, de inspiração espontânea, é um jorrar de impressões do subconsciente, mostrando-nos figuras simples do dia a dia, emaranhadas num mosaico de cores vivas, formando um todo harmônico, expressivo, agradável de ser visto. A sua temática é popular, inclusive na inserção de figuras lendárias e na composição de ambientes mágicos, onde somos levados a percorrer os quadros num clima de sortilégio. RENÉ VALERIANO - 1989